Aprenda a cuidar da higiene corporal com essas dicas!

Uma boa higiene corporal não traz somente bem-estar. Nossa higiene é diretamente ligada à saúde como um todo. Especialmente a higiene íntima da mulher, que possui particularidades próprias do organismo feminino. Existem boas práticas que a mulher pode adotar no seu dia a dia e que contribuem para sua saúde. Veja a seguir!

Mantenha a pele seca
O verão está chegando e com ele o suor. Em nossa rotina, é inevitável ele aparecer e causar também mau cheiro. O corpo libera secreções normais, mas não é recomendado deixar a pele úmida, especialmente nas regiões íntimas.

Por isso, não fique muito tempo com a pele molhada. Saiu da piscina ou do mar? Troque o biquíni. Fez atividades físicas? Tome um banho. Está na rua o dia inteiro? Leve lencinhos de higienização dentro da bolsa.

A umidade na região genital aumenta as chances de infecção, especialmente nas mulheres. Você não quer desenvolver a incômoda candidíase, certo? E lembre-se de secar bem as dobrinhas abaixo dos seios para não facilitar a proliferação de bactérias.

Lave os cabelos com frequência
Manter os cabelos limpos não é uma questão somente de aparência. A higiene corporal envolve, também, o couro cabeludo. Por isso, é importante lavar os cabelos com frequência com o shampoo indicado para o seu cabelo.

Quando os cabelos estão muito oleosos, podem inclusive causar danos à pele. Se você é uma mulher de cabelos longos, já pensou que a acne nas costas pode ter a ver com o contato do cabelo com elas?

Pense bem nas roupas
A higiene corporal não depende somente de roupas limpas. Você costuma usar muitas roupas apertadas, de tecido sintético? Se sim, é bom se conscientizar. O ideal é utilizar sempre roupas mais soltas no corpo e, no caso de calcinhas, preferir as de algodão, que deixam a região respirar melhor.

Lembre-se que a umidade é aliada das infecções e proliferações de fungos e bactérias. Quanto mais apertada a roupa, mais difícil para a pele respirar. Aproveite o verão e abuse das saias e vestidos.

Lave as mãos com constância
Se você soubesse o tanto de microorganismos que carregamos nas mãos somente por pegar no celular, possivelmente jogaria o aparelho fora. Como nós não faremos isso, temos que higienizar as mãos com constância. É um hábito de higiene corporal muito importante para evitar as bactérias e vírus.

Não se esqueça da higiene íntima
Evitar roupas apertadas, não utilizar ducha vaginal, secar a pele, usar calcinha de algodão e outras práticas são importantes para a higiene corporal, mas principalmente para a saúde íntima. Ter uma vagina saudável é essencial para o bem-estar da mulher.

Se você consegue dormir sem calcinha, durma. Deixe a região ficar bastante ventilada para que não se crie um ambiente propício para o desenvolvimento dos fungos. Neste mesmo sentido, evite os protetores diários. Deixe eles somente para os últimos dias de menstruação.

A ideia da higiene íntima é manter o pH da flora vaginal sempre equilibrado. Assim, as chances de ter uma infecção diminuem muito.

× Agendar Consulta